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A fidelização de clientes pode ser um processo desafiador para quem está à frente de seu próprio negócio. Ao mesmo tempo em que é bombardeado por novas informações e descobre novas necessidades, o público busca por vantagens, descontos e benefícios para continuar a comprar.

Diante disso, o que pode ajudar a alcançar esse objetivo? Ganhar cashback é um excelente incentivo para realizar próximas compras, e a implementação de um programa com esse sistema pode ser mais simples do que você imagina. Sem dizer que sim, os resultados são bastante satisfatórios.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura para tirar suas dúvidas e descobrir por que essa estratégia é tão importante atualmente.

O que é e como funciona o cashback?

Antes de chegar até a fidelização de clientes, primeiro é preciso entender o que é e como funciona o cashback. Em uma tradução livre, esse conceito significa “dinheiro de volta”. Na prática, nada mais é do que um sistema de recompensas.

Ou seja, o cliente reembolsa parte do valor aplicado em uma compra, para usá-lo novamente em novas aquisições. Em geral, esse reembolso vem em forma de moeda digital, e o sistema se estrutura em uma plataforma online, como aplicativo de cartão ou um site para cadastro.

O valor do cashback pode variar conforme a proposta do negócio. Mas, normalmente, o retorno é uma porcentagem do valor de uma compra realizada. Em um determinado período, o cliente pode utilizar o cashback acumulado para uma nova compra ou transação.

Essa é uma estratégia que, além de popular junto aos consumidores, é também muito lucrativa para o empreendimento. Segundo a Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, em 2022, o faturamento de cashbacks online foi de R$ 11 bilhões.

Ou seja, essa é uma tendência que veio para ficar. Inclusive, mesmo fora da internet, empresas com selo de excelência em franchising, como o Rei do Mate, implementam a estratégia com mais frequência.

Quais são as vantagens do cashback para o cliente?

Depois que entende como usar cashback, o cliente percebe que tem muito a aproveitar com o reembolso acumulado.

Sem dizer que adere ao programa com mais facilidade, justamente porque é algo mais simples e com benefícios praticamente imediatos. Veja só algumas vantagens!

Mais valor

Em geral, o cliente enxerga mais valor em um cashback do que em um programa de pontos, por exemplo. Isso porque ele simplesmente vê seu dinheiro ali, na carteira digital, e sabe que pode usá-lo em breve.

Algo bem diferente de programas de pontos, que podem ter regras muito mais complicadas e várias restrições para aplicação. Ou seja, o reembolso se torna muito mais palpável.

Novos produtos

Se o cliente gosta muito de um produto, ele pode usar o cashback para comprá-lo mais vezes. No entanto, é também uma oportunidade para experimentar novos produtos, sem a sensação de “gastar dinheiro” em algo que não tem muita certeza se gosta.

Em um cenário hipotético, pense em uma cafeteria de franquia rentável, com um grande cardápio de lanches e bebidas. O consumidor tem aquela combinação de que gosta mais, mas o cashback permite que ele teste outros itens e encontre preferências que nem sabia que apreciaria tanto.

Ao conhecer o cardápio mais a fundo, ele sente confiança em consumir cada vez mais — até mesmo sem cashback.

Quais são as vantagens do cashback para o estabelecimento?

Falar em lucro é interessante, mas pensar em cashback como exemplo de fidelização de clientes para um negócio vai muito além disso.

Aqui está uma lista de vantagens que o estabelecimento pode aproveitar ao adotar essa prática!

Visibilidade

O cashback acaba se transformando em uma marca registrada da empresa. Quando o consumidor pensa em um produto que você vende, automaticamente associa a compra aos benefícios que ele tem com esse sistema.

Assim, as chances de dar preferência para seu negócio são muito maiores em comparação a outros concorrentes que não oferecem cashback. Sua empresa ganha mais destaque e, consequentemente, mais clientes.

Crescimento da base de clientes

E por falar nisso, a sua base de cliente aumenta a partir dessa visibilidade. Os consumidores já fidelizados costumam até mesmo fazer divulgação espontânea para amigos e familiares a respeito do programa de cashback.

A exposição alcançada também permite que seus produtos cheguem a um público ainda maior. Com isso, suas vendas crescem, e é possível até mesmo expandir a cartela de produtos e serviços com base em novos perfis.

Mais chances de finalizar a compra, recompra e fidelização

Muitos clientes abandonam a compra por um motivo ou outro, mesmo na loja física. Entretanto, o cashback é uma forma de conscientizá-los de que, ao concluir a aquisição, o reembolso é compensatório.

Ao se sentirem satisfeitos com esse retorno, os consumidores mostram mais interesse em concluir a compra, voltar a comprar e se tornar um comprador fixo do negócio. Em especial, se ele pode adquirir com o cashback os produtos de que mais gosta.

Como colocar em prática a fidelização de clientes com cashback?

Seja em um quiosque de shopping ou em uma empresa maior, não importa. A fidelização de clientes com cashback pode ser colocada em prática com sucesso, basta seguir esse passo a passo para ter uma proposta estruturada e saber como gerenciar riscos.

Invista em marketing de relacionamento

Mantenha uma relação próxima e saudável com seus clientes. Quando eles se lembram dessa interação, se fidelizam. O cashback passa, então, a ser visto como uma bonificação sobre essa fidelização.

Divulgue o programa de cashback

Não se esqueça de divulgar seu programa de cashback. Assim, ele chegará não apenas em sua base de clientes atual, mas em clientes em potencial que ainda não conhecem o sistema.

Desenvolva um programa sólido

Não se esqueça que cashback não significa oferta ou promoção. É realmente um reembolso, por isso seu programa precisa ter um conceito sólido, que deixe claro seus benefícios ao consumidor. Franquias já recebem a proposta pronta da central, o que facilita bastante a implementação.

E então, gostou de saber mais sobre a fidelização de clientes com cashback? Agora que você conhece mais sobre esse sistema, pode considerar torná-lo parte de seu negócio para conquistar um público maior e ampliar suas vendas.

Essas informações podem ser úteis para outros consumidores e empreendedores, concorda? Então, se você gostou deste artigo, aproveite e compartilhe em suas redes sociais para que ele chegue a mais pessoas interessadas no assunto!

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