Blog do Rei do Mate

Sua fonte de informações sobre empreendedorismo, estilo de vida e Rei do Mate

Um bom café da manhã brasileiro pede uma bebida quente, concorda? É por isso que existem diversas opções para acompanhar aquele pãozinho de queijo quente, pão na chapa, entre outros quitutes. Nesse cenário, temos cappuccino, latte, macchiato, mocha, expresso e muito mais — a escolha fica pela sua preferência.

Mas, cá entre nós, entre tantas delícias, fica até difícil decorar o que cada uma dessas bebidas tem, não acha? E como saber qual é a sua favorita se nem conhece as principais candidatas? Neste post, vamos acabar com esse mistério.

Aproveite para saber o que vai no cappuccino, latte, mocha e sua turma, além de conhecer outras bebidas quentes que não pode deixar de experimentar. Vem com a gente!

Qual a diferença entre as bebidas?

Chegou a hora de conhecer as formas de preparo, ingredientes, diferenças entre países e muito mais. Escolha seu preferido!

Cappuccino

O cappuccino é conhecido e amado por muita gente que ama café. Ele nada mais é que a mistura em partes iguais de café expresso, leite vaporizado e espuma de leite. Ou melhor, a versão original. Como reis da criatividade, os brasileiros já adicionaram um toque extra à receita.

Há quem goste de adicionar canela, chocolate em pó ou mesmo chantilly em cima e chocolate no fundo da xícara. Por falar nela, a capacidade desse recipiente costuma variar de 150 a 180 ml.

Latte

Café latte ou só latte é o que a gente conhece como o bom e velho café com leite. Ele até pode parecer com o cappuccino, mas se diferencia pelas proporções. Aqui, temos o seguinte:

  • 1/3 de café expresso;
  • 2/3 de leite vaporizado;
  • 1 camada muito fininha de espuma de leite.

Para fazer essa camada fina, de mais ou menos 1 cm de altura, é preciso afastar a espuma com uma colher na hora de colocar o leite em cima do café. Por conta dessa característica, você vai perceber que o latte é menos cremoso que o cappuccino.

Macchiato

No macchiato, novamente temos café com leite — ou melhor dizendo: somente espuma de leite por cima. Seu aspecto fica parecendo meio manchado, pintado. E é por isso que ganha esse nome, que em italiano tem esse significado mesmo.

O termo é chique e muita gente pode achar que é uma receita elaborada. Mas, para nós aqui no Brasil, a bebida também é conhecida como café pingado.

Mocha

A mocha ou mocaccino, como também é chamada, é composta por chocolate (em pós, raspas, creme, calda ou o que preferir), café expresso e leite quente espumado. Há variações em que a calda de chocolate é trocada por uma ganache ou até por caramelo.

Diferentemente do cappuccino e do macchiato, que costumam ser servidos em uma xícara, é preferível servir a mocha em um copo ou caneca transparente. A ideia é, de fato, mostrar as belas camadas feitas pelos ingredientes.

Expresso

Para quem gosta daquele bom café forte e de sabor acentuado, o expresso é ideal. Ele não leva ingredientes extras, além de água e café moído. Talvez por isso seja um dos grandes campeões de vendas nas cafeterias, lanchonetes e outros estabelecimentos.

A diferença do expresso para o café que, geralmente, se faz em casa é a forma do preparo. Precisa ser em uma máquina específica, que confere pressão na passagem da água quente pelo grão moído. É isso que o deixa mais encorpado. Por conta disso, é servido em pequenas xícaras.

No cafezinho tradicional, ainda temos o americano ou carioquinha. Ele leva o expresso diluído com água quente, para deixá-lo menos concentrado. É ideal para quem curte a bebida, mas não a quer tão forte.

Quais outras opções de bebidas experimentar?

Os cafés são queridinhos dos consumidores, não dá para negar. Mas ainda existem diversas bebidas quentes que você pode experimentar ao menos uma vez na vida — e, talvez, até incluí-las no pedido do Rei do Mate com mais frequência, se gostar. Imagina quais são? Separamos 3 a seguir!

Como com chocolate quente belga, uma alternativa ao cappuccino

Chocolate quente

Essa bebida também é uma das queridinhas dos consumidores, principalmente no inverno. As receitas são as mais variadas possíveis e dependem do gosto do freguês. Em geral, o chocolate quente leva chocolate ao leite ou amargo e leite — creme de leite fresco também pode aparecer para dar mais cremosidade à bebida. 

Mate quente

O mate quente é outra das delícias que você pode provar. A boa notícia é que essa experiência tem grande potencial de se renovar a cada vez que pedir essa bebida. Afinal, dá para pedir ela pura, com limão, com guaraná, com menta ou com groselha. Se preferir, também há versões com leite, canela ou até batida com menta e frutas.

Mate com leite

Entre as várias combinações com mate, dá para adicionar leite e conquistar uma harmonia sem erros. Essa bebida é batida e pode até ser servida gelada. Uma alternativa de bebida diferente bem interessante para os fãs de leite condensado: o Mate Suíço leva esse ingrediente misturado a frutas e o mate, além disso, também pode ser servido gelado.

No Rei do Mate, você encontra uma receita exclusiva e imperdível: o Submarino do Rei. Ele é feito com mate, leite quente, pedaços de chocolate ao leite, amaretto, borda de chocolate e, para completar, chantilly. Delicioso, não é mesmo?

Como tomar café de boa qualidade?

Seja para fazer em casa, seja para tomar em um belo quiosque: é preciso saber como conquistar um café de qualidade. Confira o que não pode faltar!

Tudo começa no preparo

O preparo é o que vai diferenciar a maioria das bebidas que levam café. Então, vale ficar de olho nos materiais e ingredientes selecionados para ter a melhor qualidade e aproveitar esse momento como nunca.

As proporções também são essenciais para chegar à bebida da sua preferência. Até para o preparo do cafezinho tradicional, vale cuidar desse quesito. Por exemplo, para cada litro de água, 5 a 6 colheres de sopa do pó moído são suficientes. Na cafeteira, tende a ser uma moagem mais fina, enquanto a prensa francesa vai de média a grossa.

Os grãos não são todos iguais

Os grãos de café podem parecer todos iguais, mas não são. Hoje, existe uma grande variedade no mercado. Isso sem falar que a torra, a moagem e até a embalagem em que são colocados podem alterar a qualidade.

Seja qual for o escolhido, uma boa dica é: nem sempre é possível ter os grãos moídos na hora, por conta da correria do dia a dia ou outras questões. Mas quando puder, prefira o café moído na hora. O sabor se intensifica, assim como o aroma.

A temperatura da água faz a diferença

Estamos falando de bebidas quentes. Então, vai ter água em altas temperaturas sim. Mas, aqui, vale um cuidado importante: ela não deve ser fervida. Esse, na verdade, é um dos erros que muita gente comete. Mas por que isso? A resposta está na acidez do líquido. 

Para um cafezinho perfeito, a água deve estar a 90ºC mais ou menos — ou seja, vale desligar o fogo quando começarem a se formar bolhas e um leve movimento. Ah, e garanta que ela seja filtrada ou mineral, para evitar possíveis resíduos que alteram o gosto da bebida.

Mais uma dica: quer um café docinho, mas quer evitar o gosto de xarope? Sem problemas! Não coloque açúcar na água quente, deixe para adicionar depois e você terá maior controle do sabor.

Cappuccino, latte, macchiato, mocha, expresso, mate (com ou sem leite), chocolate quente, cafezinho puro… tem opção para todo quanto é tipo de gosto. Você certamente vai encontrar o seu preferido — e não tem problema ser mais de um!

Para completar a experiência, nada melhor que visitar uma cafeteria que conhece bem o gosto dos brasileiros e só traz ingredientes de qualidade. Que tal conhecer as delícias do Rei do Mate? Além de várias bebidas quentes, temos opções de bebidas geladas para todos os gostos.

E para tornar sua visita ainda mais especial, saiba que temos o programa “Meu Rei do Mate”. Uma forma incrível de maximizar sua experiência conosco, oferecendo cashback em cada compra. Isso mesmo, cada vez que você desfruta de nossos produtos, parte do valor volta para você em forma de R$M, nossa moeda digital exclusiva. Com essa moeda, você pode reduzir o custo das suas próximas compras, aproveitando ainda mais nossas delícias sem pesar no bolso.

Então, por que não fazer do Rei do Mate o seu ponto de encontro favorito? Além de saborear nossos produtos de alta qualidade, seu bolso também agradece. Veja qual a loja mais próxima da sua casa e faça uma visita. Vamos adorar te receber!

Assine nossa newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.