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Você já deve ter ouvido o ditado que diz que, para muitos, o ano só começa depois do Carnaval. Mas a realidade nos mostra que fevereiro e os dias de folia não são apenas para celebração, pois são oportunidades valiosas para vender e impulsionar os negócios. 

Diversos setores, desde o entretenimento até o comércio, encontram no Carnaval uma janela de lucratividade que pode ser decisiva para o orçamento anual. Não à toa, essa época é de competição acirrada entre os negócios que buscam lucrar durante a folia.

Se você quer vender mais no Carnaval, aproveite para as dicas que selecionamos aqui. Continue e descubra como sua loja pode vender mais na época mais alegre do ano!

1. Conhecer o público-alvo

O segredo para arrasar nas vendas durante uma época festiva está em conhecer o seu público como ninguém mais. Para o Carnaval, a estratégia não deve ser outra.

Vale a pena saber se existem produtos que podem atingir um pico de demanda nos dias que antecedem o feriado. Você também pode mapear os horários de pico em que a busca por itens festivos da sua loja atinge o ápice. 

Esse tipo de descoberta pode ser realizada de duas maneiras diferentes: pesquisas diretas com o consumidor e análises de mercado

As pesquisas diretas podem ser feitas com enquetes interativas nas redes sociais ou via formulário disponível no site.

Já a análise de mercado é uma abordagem mais abrangente que pode ser feita de forma simultânea à pesquisa direta. Ela envolve verificar históricos de vendas, comportamentos de consumo nos feriados passados e até estratégias da concorrência.

2. Criar engajamento nas redes sociais

É nas redes sociais que as pessoas compartilham experiências e, principalmente, falam sobre o Carnaval à medida que o feriadão se aproxima.

Quando seus seguidores interagem com seus posts temáticos, participam de enquetes e entram em contato por mensagens, eles estão expressando um interesse genuíno que pode ser facilmente canalizado para seu catálogo de produtos.

Segundo pesquisa Social Trends 2024, 27% dos usuários da internet usam as redes para encontrar inspiração para suas compras e 26% procuram produtos para comprar.

Isso significa que existe um potencial muito grande de vendas nas redes sociais. Aqui estão estratégias para elevar o engajamento online nessas plataformas durante o Carnaval.

  • conteúdo temático: crie posts sobre o Carnaval e incentive interações com enquetes e perguntas sobre as tradições da festa.
  • promoções para seguidores: recompense seguidores com promoções e descontos exclusivos, estimulando novas interações e compartilhamentos.
  • transmissões ao vivo: use transmissões ao vivo para eventos virtuais relacionados ao Carnaval, como tutoriais e prévias dos preparativos.
  • hashtags: utilize hashtags populares do Carnaval para ampliar a visibilidade das postagens e criar hashtags exclusivas para unificar o conteúdo da marca.

Durante o Carnaval, não subestime o poder do engajamento nas redes sociais. O entusiasmo online pode se transformar em vendas reais!

3. Customizar produtos

O que acha de refinar os preços, repensar as embalagens ou ajustar as modalidades de aquisição dos produtos? Essas modificações sutis podem fazer toda a diferença para adaptar suas ofertas para o clima de compras de fevereiro. 

A seguir, veja algumas maneiras de customizar seus produtos para vendê-los ainda mais na temporada de Carnaval.

Edições limitadas

A ideia por trás das edições limitadas é oferecer produtos exclusivos e temporários, projetados para capturar o espírito do Carnaval. Por exemplo, considere copos temáticos, colares personalizados e outros acessórios com edições limitadas.

No caso de restaurantes, também é possível incluir o cardápio nessa estratégia e oferecer pratos sazonais, bebidas diferentes e sobremesas. A ideia é promover algo exclusivo que chame a atenção e crie a sensação de urgência para experimentar antes que se esgote.

Destaque para produtos específicos

Pode ser uma bebida, um aperitivo ou objetos, alguns produtos naturalmente carregam a atmosfera do Carnaval. Esses itens podem receber um foco maior em campanhas de marketing e promoções da sua empresa à medida que o mês de fevereiro se aproxima.

Quer ver um bom exemplo? O Rei do Mate, nesse período, dá um destaque especial a uma das bebidas do nosso cardápio, o Cappuccino Cremoso com Amarula®, chantilly e borda de chocolate ao leite. Com um toque alcoólico de Amarula, essa bebida oferece aos consumidores uma experiência memorável.

Reforçando essa iniciativa, o Rei do Mate também patrocina blocos carnavalescos, o que é uma oportunidade adicional de destacar produtos exclusivos do cardápio.  Inclusive, em 2024, vamos patrocinar o Bloco Areia, lá no Rio de Janeiro. 

Delícias tropicais, Muvuca, Viagrinha, Açaínhado e Beijo na Boca são alguns dos itens em evidência. Esse tipo de ação proporciona à marca a chance de ser mais reconhecida e, aos próprios foliões, a chance de aproveitar uma variedade de bebidas deliciosas.

Os franqueados do Rei do Mate também têm a chance de destacar essas e outras bebidas do nosso cardápio. Com um modelo de franquia rentável, nossa empresa garante aos nossos parceiros um cardápio diversificado com bebidas para todas as datas sazonais.

Embalagem festiva

A embalagem é a primeira impressão visual do produto e, durante o Carnaval, pode se tornar uma ferramenta poderosa para atrair clientes. 

Redesenhar as embalagens com novas cores e elementos carnavalescos pode fazer com que os produtos se destaquem e criem uma conexão imediata. Considere adicionar elementos como máscaras ou confetes para transmitir a atmosfera alegre do Carnaval.

4. Criar promoções e descontos

Em datas sazonais como o Carnaval, as pessoas naturalmente estão mais propensas a realizar compras. Aproveitar a disposição do consumidor é uma estratégia inteligente para impulsionar as vendas nesse período.

Selecionamos algumas estratégias de promoção e desconto que você pode aplicar durante a temporada de Carnaval.

  • kits carnavalescos: ofereça combos especiais ou kits temáticos para o Carnaval;
  • descontos progressivos: estabeleça descontos com base no valor da compra. Quanto mais os clientes compram, maior é o desconto oferecido;
  • cupons de desconto: crie cupons de desconto com temáticas carnavalescas e faça a distribuição deles por meio de newsletters, redes sociais e até em pontos locais;
  • compre um, leve outro: adote a clássica promoção “compre um, leve outro” para incentivar a compra e aumentar o ticket médio da empresa.

Lembre-se de comunicar as promoções em seus canais de divulgação para garantir que os clientes estejam cientes das oportunidades que você está oferecendo.

5. Desenvolver um programa de fidelidade

Um programa de fidelidade é uma estratégia onde os clientes são recompensados por sua lealdade contínua à marca. No Carnaval, isso pode ser um diferencial, pois as pessoas estão mais propensas a participar de festividades e, consequentemente, a fazer compras. 

O Meu Rei do Mate é um bom case de sucesso para se inspirar! No programa de fidelidade do Rei do Mate, cada compra pode gerar um cashback, ou seja, uma parcela do valor gasto que retorna ao cliente, pronto para ser utilizado em futuras aquisições. 

Ao oferecer recompensas tangíveis, como descontos, brindes e cashback, você encoraja a fidelidade e cria uma conexão duradoura com os clientes adquiridos no Carnaval.

Então, o que fazer para vender em fevereiro? Veja um resumo das principais estratégias:

  1. conhecer seu público-alvo por meio de pesquisas com o consumidor e pesquisas de mercado;
  2. criar engajamento nas redes sociais
  3. customizar produtos com edições limitadas, destaque para produtos e novas embalagens;
  4. criar promoções, como kits carnavalescos, descontos, cupons e “compre um, leve outro”;
  5. desenvolver um programa de fidelidade para atrair os clientes durante o Carnaval e criar uma conexão para além do feriadão.

O que fazer para vender no carnaval? Para vender com sucesso no carnaval, destaque produtos temáticos, crie promoções sazonais, ajuste preços e embalagens e esteja presente nas redes sociais.

O que fazer para atrair mais clientes no carnaval? Atraia mais clientes no carnaval por meio de estratégias de marketing, participação nas redes sociais, decoração temática no ponto de venda e promoções exclusivas para a temporada.

Qual estratégia para vender mais? São várias ações conjuntas! Para vender mais, personalize produtos, destaque edições limitadas, crie promoções, envolva-se nas redes sociais e implemente programas de fidelidade para reter clientes.

Agora que você já sabe como vender mais e melhor no Carnaval, lembre-se que as ações exigem tempo de preparação e devem começar antes mesmo do feriadão. Então, agora é com você, boa sorte!

Antes de ir embora, aproveite para conferir nosso guia de como fidelizar clientes usando o cashback! Confira nossas dicas e saiba como usar essa estratégia do jeito certo.

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