Pessoas de negócios devem aperfeiçoar suas habilidades e aumentar seus conhecimentos por meio da livros de empreendedorismo atualizados. Se estiverem interessados no nicho de franquias, podem e devem consumir leituras sobre o tema. Assim, investirão no modelo de negócio com alguma base teórica.
E, claro, é preciso selecionar livros bons, escritos por autores que realmente compreendam de franchising. Desse modo, você conseguirá manter-se bem informado e aprenderá com as experiências desses especialistas.
Confira a seguir 6 livros sobre empreendedorismo que tratam de franquias e podem te ajudar a entrar com mais segurança nesse mercado!
A importância dos livros de empreendedorismo
A leitura ajuda a potencializar a aprendizagem, servindo de fundamento para diversas áreas do saber, inclusive negócios. Logo, os empreendedores que pretendem ter êxito (e todos querem) com franquias devem destinar algum tempo à leitura de livros específicos, que falem sobre o tema.
Há diferentes livros sobre empreendedorismo no mercado editorial falando de franquias e dando orientações relevantes a respeito de gestão, além de apresentarem cases de sucesso no modelo de franchising.
A leitura de livros que falam de franquias é necessária tanto para empreendedores iniciantes quanto para empreendedores veteranos que querem se manter atualizados sobre as novidades e as tendências.
6 livros sobre franquias que vale a pena ler
Vamos analisar 6 livros de empreendedorismo voltado a franquias que um empreendedor interessado nesse modelo de negócio deve ler. Confira como eles podem ajudar você em seu empreendimento:
1. Franquias: Tudo o que você precisa saber
Esse é um livro de empreendedorismo escrito por Arlan Roque. De forma simples e prática, com linguagem acessível, o autor narra 15 anos de convívio e experiência com franqueados e franqueadores. Ele mostra como a franchising é um sistema fascinante de negócio.
Arlan Roque é autor de outro livro de empreendedorismo: Empreendedores de Coração. Além disso, ele é gerente executivo de expansão na Cacau Show.
2. Guia do Franqueado: Leitura obrigatória para quem quer comprar uma franquia
O Guia do Franqueado explica detalhadamente como funciona o modelo de negócio, apresentando as responsabilidades e os direitos de cada parte (franqueado e franqueador).
Paulo César Mauro, autor do livro, mostra quais são os diferenciais da franquia em relação ao negócio próprio e dá dicas de como identificar uma boa marca franqueadora, a quem vale a pena se associar.
A obra dedica mais atenção ao lado prático, o que ajuda na tomada de decisão de empreendedores candidatos à franchising.
3. Franquias Brasileiras: Estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização
Essa obra também se destaca entre os livros sobre empreendedorismo. Conta histórias de franqueadores e franqueados que tiveram sucesso no Brasil, servindo para inspirar jovens e veteranos, empreendedores com pouca ou muita experiência.
É uma obra abrangente que explora assuntos atuais dentro do sistema de franchising brasileiro. Os autores Pedro Melo e Tales Andreassi fundamentam-se em modelos já aplicados no mercado.
O livro agrupa estudos de casos de franquias dos mais diferentes segmentos do mercado, como: Chilli Beans, Água de Cheiro, Mahogany, Morana, O Boticário, Contém 1 g, TrendFoods (abrange as marcas Gendai e China in Box).
4. Marketing para Franquias: As melhores práticas para franqueadores e franqueados
Essa obra explora um assunto muito relevante para as franquias: o marketing. O marketing é essencial para todo empreendedor que deseja atrair os consumidores e crescer. Publicidade e divulgação ajudam a agregar valor à marca.
Quando falamos em franchising, devemos salientar que o franqueador se responsabiliza por esse trabalho, mas o franqueado contribui financeiramente e deve trabalhar na divulgação de seu ponto.
O livro é uma fonte relevante de informações sobre estratégias e conceitos de marketing especificamente para as redes de franquias. O conteúdo abrange comunicação em vendas, tanto no ambiente físico quanto no comércio eletrônico.
Os autores dão pistas de como é importante, atualmente, investir nas redes sociais e no mundo digital em geral para promoção da marca e melhoria das vendas.
Os autores de Marketing para Franquias são Denis Santini e Filomena Garcia. O primeiro foi quem idealizou o Grupo Make a Difference (MD), também é professor do “Marketing para Franquias” da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Filomena Garcia é consultora e sócia da Franchise Store, portal especializado em expansão de franquias. A obra é publicação da Editora Saraiva.
5. Franquia de A a Z: O que você precisa saber
Como o nome já sugere, a obra funciona como um glossário que explica todos os termos e expressões que integram o mundo das franquias. Entre eles, destacam-se:
- tributação;
- procedimentos burocráticos para abrir uma franquia;
- logística;
- internacionalização;
- questões tarifárias.
O autor é José Castro Schwartz, um economista que conta com ampla experiência no mercado de franchising. Franquia de A a Z é uma publicação da editora QualityMark.
6. Franqueado Feliz Vende Bem: Os segredos do método de aceleração proselling
Livro escrito por Alexandre Sita, empreendedor que tem quase 500 unidades franqueadas. Ele explica cuidadosamente sua metodologia ao longo das páginas da obra.
Estamos falando do Método de Aceleração Comercial Proselling (MACPro), voltado totalmente ao ser humano, pensado para estudar a pessoa física antes da pessoa jurídica.
O método vem ajudando empreendedores a crescer a partir da aceleração comercial, o que oferece um retorno mais rápido dos investimentos.
Alexandre Sita ensina a conferir um tratamento de organismos vivos às franquias, levando em conta que elas estão em contínua atualização e transformação, fazendo jus a uma abordagem integral (abordagem holística).
A franquia Rei do Mate
Pensando em investir em franquia? O Rei do Mate é uma rede franquias de sucesso no Brasil. A primeira unidade franqueada foi inaugurada em 1992.
Com um estilo especial, que oferece harmonia e leveza ao espaço e com muitas histórias para contar desde seu surgimento, o Rei do Mate oferece um mix diferenciado de produtos, preços justos e atendimento de boa qualidade. Se tiver interesse, você pode conferir tudo sobre o Rei na nossa página para franqueados, disponível aqui.
Enfim, é fundamental que o empreendedor se prepare antes de escolher uma marca e adotar o modelo de franquia como negócio. Seja em negócio próprio, seja em franquia, você precisará investir em estratégias para captar e fidelizar clientes. Ao ler livros de empreendedorismo com foco em sistema de franchising, você vai construir conhecimentos valiosos para esse fim e demais desafios no dia a dia no empreendedor.
Aproveitando esse tema, leia outro conteúdo que também será útil em seu empreendimento. Veja como fidelizar clientes!