Há mais de 150 anos, a Singer Corporation fez história ao se tornar a primeira empresa a adotar o modelo de franquias, permitindo que outros comerciantes vendessem suas máquinas de costura. Esse movimento não apenas expandiu o alcance da marca, mas também pavimentou o caminho para um modelo de negócios que tem prosperado até hoje.
Se você está pensando em como abrir franquia, este post é para você. Independentemente de ser um empreendedor iniciante ou experiente, o modelo de franquias oferece uma oportunidade única de fazer parte de uma marca já estabelecida e aproveitar as vantagens que vêm com ela.
Continue a leitura e descubra como se preparar para essa emocionante aventura empresarial em 2024! Confira como abrir franquia e aproveite as vantagens que ela oferece!
Franquias no Brasil
O modelo de franquias chegou ao Brasil na década de 1970, por meio das escolas de idiomas de Yázigi e CCAA. A partir de então, o franchising empresarial continua em crescimento.
Durante a pandemia de Covid-19, as redes de franquia conseguiram reduzir os impactos da crise decorrente. A Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor de Franquias¹ relativa ao período de janeiro a março de 2022 apresentou números animadores de recuperação, indicando como os três setores de maior crescimento os seguintes:
- moda;
- saúde, beleza e bem-estar;
- casa e construção.
Depois, apareceram alimentação – foodservice (9,1%) e alimentação – comércio e distribuição (7%).
Benefícios da franquia
Antes de analisar como abrir uma franquia, é importante considerar alguns benefícios de adotar esse modelo de negócio.
- Redução dos riscos de investimento: não importam quais sejam os custos, as franquias reduzem os riscos de investimento porque já oferecem um plano de negócios testado e alterado sempre que for necessário.
- Inovação contínua: as franquias fazem um constante trabalho de inovação, desenvolvendo apresentações e novos produtos para atender às demandas dos clientes.
- Suporte da franqueadora: a franqueadora oferece suporte desde a abertura da empresa até a gestão das operações, conforme estabelece a Lei de Franquias (Lei nº 13.966/2019).
- Treinamentos: os treinamentos da franqueadora envolvem as etapas para efetivar os serviços e preparar os produtos da marca, além de incluir técnicas de venda, uso de software de gestão, relacionamento com clientes, dicas de marketing e outros pontos.
- Sistemas de controle de qualidade: a franqueadora faz visitas e tem contato periódico com a unidade, para avaliar seu funcionamento.
- Promoção e publicidade: a franqueadora costuma dar suporte de marketing integral aos franqueados.
- Atração dos consumidores: a padronização da franquia é um fator que garante a atração dos consumidores, que buscam a empresa justamente por seu estilo de trabalho e suas características próprias.
- Estrutura consolidada: as franquias costumam oferecer uma estrutura sólida.
- Previsão de investimentos: a previsão permite que o empreendedor planeje seu orçamento antecipadamente e evite situações desagradáveis.
- Oportunidades de financiamento: algumas franqueadoras fazem parcerias com instituições financeiras que oferecem condições vantajosas para quem deseja abrir uma franquia.
- Escolha do ponto comercial: a franqueadora geralmente conta com uma equipe especializada na avaliação e na seleção de bons pontos comerciais para suas unidades.
Dicas de como abrir franquia
O primeiro passo para entender como abrir uma franquia é obter um pouco mais de conhecimento sobre o assunto.
No Brasil, como comentamos, as franquias são regulamentadas pela Lei nº 13.966/2019, que dispõe sobre a relação entre franqueado e franqueador. Dessa forma, fica mais fácil conhecer os seus deveres e direitos, bem como os deveres e direitos da franqueadora. Vejamos outras dicas.
Escolha o setor em que deseja atuar
As franquias envolvem diferentes setores do mercado. Em qual deles você pretende trabalhar? Um dos mais conhecidos é o setor de alimentação e bebidas, que se divide em muitos segmentos, mas existem outros setores, como:
- saúde, beleza e bem-estar;
- limpeza e conservação;
- hotelaria e turismo;
- casa e construção;
- comunicação, informática e eletrônicos;
- serviços automotivos;
- educação;
- pet shop;
- serviços de manutenção e reparos;
- entretenimento e lazer.
Escolha e estude sobre o setor em que você deseja investir. Avalie qual é a demanda dele na sua região e analise como as franquias desse setor têm se desempenhado ao longo dos anos — afinal, o processo de expansão é um bom índice de avaliação.
Escolha um ponto estratégico
O ponto comercial é um dos fatores que influenciarão no sucesso do negócio. É importante identificar um local que seja adequado às necessidades do público.
Geralmente, os melhores pontos são aqueles situados em lugares onde há grande fluxo de pessoas. Além disso, é importante analisar o nível de segurança e acessibilidade do local.
Faça um bom planejamento financeiro
A gestão financeira é outro ponto de relevância. Como abrir franquia sem o capital necessário? É preciso fazer um orçamento para saber qual será o valor inicial. Também é necessário projetar quais serão os futuros investimentos. Entre as primeiras despesas, vamos destacar:
- compra da franquia e dos insumos/produtos que serão comercializados;
- aluguel do ponto comercial;
- reforma ou os ajustes no local;
- despesas fixas;
- contratação de funcionários.
Nesse sentido, recomenda-se manter uma reserva de emergência para situações não programadas. Lembre-se de que todo empreendimento pode passar por apertos imprevistos. Nesses momentos, contar com uma reserva de emergência fará toda a diferença.
Franquia Rei do Mate
A franquia Rei do Mate se preocupa em captar os melhores franqueados, por isso, considera como prioridades:
- qualidade dos produtos;
- treinamento dos colaboradores para um atendimento atencioso, ágil e carismático;
- organização dos trabalhos;
- preços competitivos.
Esse conjunto ajuda a gerar um grande fluxo de consumidores nas unidades.
Esperamos dos nossos franqueados a disposição para o trabalho, espírito empreendedor, engajamento e defesa da marca. Atualmente, somos uma das maiores redes de alimentação do Brasil: mais de 300 lojas, 2.500 colaboradores e 27 milhões de clientes atendidos anualmente.
Em 2023, o Rei do Mate recebeu o prêmio Franqueador do Ano, oferecido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Esse é o maior prêmio do Franchising Nacional, sendo uma das categorias do evento Prêmio Destaque Franchising. A função do prêmio é contribuir para o crescimento do setor, para que ele se desenvolva e se mantenha próspero.
Para receber o prêmio Franqueador do Ano, a empresa deve apresentar resultados sólidos e um modelo de negócio consistente, além de oferecer suporte de boa qualidade para todos os franqueados.
Agora você já sabe como abrir franquia e quais são os critérios que você deve considerar para escolher a melhor opção. No setor de alimentação, o Rei do Mate é um dos maiores destaques, tendo recebido o prêmio Franqueador do Ano e, pela 24ª vez consecutiva, o Selo de Excelência em Franchising.
Sabendo de todos esses detalhes, convidamos você a entrar em contato conosco e obter mais informações. Seja um franqueado Rei do Mate e aumente seus lucros com uma marca renomada, de reputação consolidada!