Abrir uma loja de uma franquia já consolidada no mercado pode ser um bom negócio para começar a empreender.
Neste artigo, analisamos as duas opções. Continue a leitura e saiba como escolher entre franquia e marca própria para fazer um bom negócio!
O que é um negócio próprio?
O negócio próprio é algo criado por um empreendedor, que começa sua marca do zero. Nesse caso, o empreendedor deve trabalhar para consolidar o negócio no mercado.
Todo esse processo pode valer muito a pena e ser um bom negócio, mas a jornada é longa e, muitas vezes, envolve mais gastos com divulgação, com a fidelização do público, entre outros aspectos.
O que é uma franquia?
Para entender qual é o melhor, franquia ou negócio próprio, é importante identificar o que é cada uma dessas opções. O franchising é um mercado com características próprias, diferenciando-se muito dos demais setores.
Resumidamente, é um modelo de negócio que concede direitos de uso de uma empresa a um investidor. A empresa, dona da marca, é o franqueador, e o investidor é o franqueado. Dessa forma, a marca pode replicar o negócio em diferentes lugares, em um formato já conhecido e de sucesso, aumentando as oportunidades comerciais.
A franquia pode se referir ao comércio de produtos, à prestação de serviços ou a um conceito. Ela envolve segmentos diferentes do mercado, tendo como principal característica a padronização de produtos e processos.
Semelhante à escolha entre uma franquia e um negócio próprio, no mundo dos casinos online, os jogadores também se deparam com a escolha entre diferentes tipos de jogos e abordagens. Os casinos online oferecem muitas oportunidades aos jogadores, onde bónus e promoções tornam a escolha ainda mais emocionante e lucrativa.
A grande variedade de jogos de casino online inclui póquer, blackjack, jogos de cartas poker gratis, roleta, slots e muito mais, permitindo aos jogadores escolher e desfrutar de uma variedade de experiências de jogo. Semelhante ao franchising, onde uma marca dá aos investidores a oportunidade de utilizar um formato de sucesso, no mundo do casino os jogadores têm a oportunidade de escolher um jogo que se adapte às suas preferências e estratégia de jogo. Assim, à semelhança de uma franquia, onde a padronização de produtos e processos desempenha um papel importante, num casino online, a variedade de jogos torna o jogo emocionante e acessível a diferentes jogadores.
Quais são as vantagens de abrir uma franquia?
A seguir, detalhamos o processo de franchising, mostrando os benefícios dessa opção de empreendimento. Continue a leitura e confira algumas vantagens da franquia!
Gestão facilitada
Uma vantagem é não existir a necessidade de experiência com gestão. A rede oferece o conhecimento necessário para a administração do negócio.
A empresa franqueadora também proporcionará o suporte necessário para o franqueado, solucionando dúvidas e conflitos que ele venha a enfrentar durante a gestão do estabelecimento franqueado.
Baixo risco
Quem abre uma franquia investe em um negócio já consolidado. Uma rede de franquias começa seu processo de expansão e consegue franqueados depois de ter sucesso na operação.
Investir em franquias é correr menos riscos de falhas, afinal, há marcas muito famosas, conhecidas no Brasil ou no mundo, que oferecem franquias. São empresas consolidadas, com marcas estabelecidas no mercado.
ROI mais rápido
ROI significa Retorno sobre o Investimento. O ROI de franquias varia de 24 a 36 meses. Esse é um período interessante para a recuperação do capital investido, quando comparamos com outros modelos de negócio.
Cada rede apresenta uma estimativa específica de retorno. Assim, é bastante conveniente fazer uma consulta ao franqueador para sanar dúvidas sobre o Retorno sobre o Investimento.
Compras com baixo custo
As compras com franchising são realizadas em conjunto. Como são feitas em grande escala, os gastos sempre acabam sendo menores para cada ponto de venda.
Franqueados costumam ter menos trabalho e menos complicações com as compras do que se tivessem um negócio próprio, afinal, as compras são decididas pela empresa de franchising, sem a necessidade de comparar preços e fornecedores.
Marketing facilitado
O marketing é planejado e efetivado pela rede franqueadora. O investimento é menor, e a rede já conta com um público-alvo definido. Vale ressaltar que o franqueado assume uma taxa mensal referente à propaganda.
Financiamento acessível
Outra vantagem que confirma que a franquia é um bom negócio é que existem linhas de crédito especiais e vantajosas para o franqueado.
Como funciona a franquia Rei do Mate?
Considerando que abrir uma franquia realmente pode ser um bom negócio, mostramos, nas próximas linhas, como funciona a franquia Rei do Mate.
Antes de tudo, vale lembrar que o Rei do Mate levou o prêmio de Franqueador do Ano em 2023. Quem conferiu o prêmio foi a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Trata-se do maior prêmio do Franchising Nacional.
Outra informação importante: o Rei do Mate tem mais de 300 lojas espalhadas por 19 estados brasileiros.
Relacionamento com franqueados
O relacionamento com os franqueados é transparente, ultrapassando o suporte prestado. A franquia oferece treinamentos, passa informações valiosas e avalia os feedbacks.
Crescimento constante e inovação
Em mais de 40 anos de atuação, o Rei do Mate vem fazendo uma trajetória de sucesso e crescimento. Mesmo durante a pandemia, a empresa soube se ajustar à situação e identificar oportunidades para continuar ativa.
A inovação é um dos pilares da franquia. Além do tradicional chá-mate, em mais de 100 combinações, o Rei do Mate tem outras opções no cardápio:
- cafés;
- sanduíches;
- açaí;
- pão de queijo.
O pão de queijo tem um enorme potencial: são vendidos três pães de queijo por segundo no Brasil! Uma marca notável, não acha?
Números que revelam
Além das 300 lojas, a rede de alimentação conta com 2.500 colaboradores e uma média de 27 mil clientes atendidos anualmente. Confira mais dados que confirmam que vale a pena ser um franqueado!
Todos os meses, o Rei do Mate vende:
- 1.800.000 copos de mate;
- 250.000 sanduíches tost;
- 800.000 expressos e cappuccinos;
- 3 pães de queijo por segundo.
Loja ou quiosque
Para ser um franqueado Rei do Mate, você pode escolher entre abrir uma loja ou um quiosque. No primeiro caso, o investimento total é a partir R$ 400 mil. No caso de um quiosque, esse investimento cai para R$ 300 mil.
Alguns valores são equivalentes tanto para a loja quanto para o quiosque:
- taxa de franquia;
- taxa de adesão de publicidade;
- projeto arquitetônico e complementares;
- marketing de inauguração;
- capital de giro.
Em relação à montagem do estabelecimento, à obra civil e aos equipamentos, os valores para um quiosque são menores do que os valores para uma loja.
Outras informações
O prazo de montagem da loja é, em média, de 60 dias (dois meses). A rentabilidade média do franqueado fica entre 10% a 20% do faturamento bruto.
O prazo do retorno do investimento é de cerca de 36 meses (três anos). O suporte dado pela empresa de franchising é completo:
- avaliação do ponto comercial;
- negociação corporativa;
- apoio antes da inauguração;
- definição do projeto de arquitetura;
- treinamento para franqueados e equipe;
- reciclagem e treinamento;
- plataforma exclusiva para o franqueado;
- supervisão de prevenção e correção;
- acompanhamento das unidades;
- marketing para inauguração;
- convenções e encontros regionais;
- desenvolvimento de produtos e de novos fornecedores;
- fornecimento de manuais;
- sugestão de preços de venda;
- conselho de franqueados;
- administração do fundo de propaganda;
- atualização geral da rede.
Abrir uma franquia pode ser um bom negócio para você — pode ser, de fato, melhor do que abrir o seu próprio negócio. O Rei do Mate pode ser seu parceiro nessa jornada!
Entre em contato conosco e obtenha mais detalhes. Fique por dentro de todas as informações importantes para ser um franqueado Rei do Mate!