O mercado de franchising brasileiro se tornou um dos mais promissores do mundo. São muitos tipos de franquias em operação no país, desde as grandes redes de alimentação até as pequenas franquias locais. Há uma franquia para todos os perfis de empreendedor.
Mas a variedade é tanta que pode até parecer um desafio escolher o modelo mais rentável para investir. E, de fato, a decisão de se juntar a um franqueador para abrir um novo negócio é um passo que merece uma análise cuidadosa.
Por isso, separamos neste guia uma lista dos principais tipos de franquia para que você escolha o modelo que mais se encaixa no seu perfil. Confira!
Tipos de franquia
A classificação mais comum dos tipos de franquia define 6 modelos: franquia unitária, master franquia, Store in Store, Franquia de Desenvolvimento de Área (DA), Microfranquias e Franquia móvel. Veja como funcionam e qual a opção mais rentável de franquia para você!
Franquia unitária
A franquia unitária é o modelo mais tradicional: o franqueado opera uma única unidade de franquia. Pode ser uma loja, um restaurante ou qualquer outro tipo de estabelecimento. Nesse modelo, você compra os direitos de operar uma unidade em uma localização específica, seguindo os padrões e diretrizes estabelecidos pelo franqueador.
A principal vantagem da franquia unitária é o envolvimento direto no negócio, pois você tem controle total sobre a operação diária. Essa proximidade permite ajustes rápidos para responder de forma mais ágil às necessidades do mercado.
É a escolha ideal se você busca um controle mais próximo das decisões e uma gestão mais personalizada da sua unidade da franquia.
Master franquia
O modelo de master franquia é um pouco mais complexo e envolve uma visão estratégica maior. Aqui, você se torna um master franqueador, o que significa que adquire os direitos para gerenciar a marca em uma área geográfica específica.
Na prática, o master franqueador é um intermediário entre o franqueador principal e os novos franqueados. Ele é o responsável por encontrar novos franqueados, ajudá-los a abrir suas unidades, auxiliar no gerenciamento de riscos e garantir que todos sigam os padrões da franquia.
Como master franqueador, você pode obter receitas por meio de taxas de franquia e royalties dos franqueados que você recruta e gerencia. Logo, quanto mais franqueados você conseguir, maior será a sua receita.
Store in Store
O modelo “store in store” é uma solução para quem quer abrir uma unidade de franquia dentro de um estabelecimento existente, como um quiosque dentro de uma livraria ou uma pequena cafeteria dentro de uma grande loja de departamentos.
Um bom exemplo acontece com muitos franqueados do Rei do Mate, uma das maiores redes brasileiras de alimentação com mais de 300 pontos comerciais espalhados pelo país.
Hoje, é possível encontrar lojas e quiosques do Rei do Mate em shoppings, hospitais, hipermercados, postos de combustível, terminais portuários, entre outros estabelecimentos.
A grande vantagem desse modelo é aproveitar a clientela da loja anfitriã. Você reduz custos com aluguel e outras despesas, além de se beneficiar da visibilidade e do fluxo de visitantes. Isso pode facilitar a atração de clientes e acelerar o início das operações.
Franquia de Desenvolvimento de Área (DA)
Na franquia de Desenvolvimento de Área (DA), o franqueado se compromete a abrir várias unidades de franquia em uma área geográfica específica. Esse compromisso é feito com base em um plano de expansão acordado com o franqueador, e o franqueado assume a responsabilidade por todo o crescimento dentro dessa área.
Apesar das semelhanças com o modelo de master franquia, existem alguns diferenciais da franquia de Desenvolvimento de Área (DA) que fazem esse formato único.
O fraqueado no modelo DA atua diretamente nas operações de cada uma das unidades que ele opera, enquanto o master franqueador não tem essa proximidade com cada unidade, pois o trabalho dele é auxiliar os vários subfranqueados de uma região.
Microfranquias
As microfranquias são uma opção interessante para quem está começando, porque exige um investimento inicial mais acessível, o que pode ser uma boa alternativa para empreendedores com recursos limitados.
No entanto, como uma microfranquia geralmente opera com margens mais baixas de lucro, o retorno financeiro pode ser menor em comparação com franquias que exigem investimentos mais altos.
Então, se você tem a capacidade de investir um pouco mais, pode valer a pena considerar franquias com um investimento maior, que podem oferecer maiores retornos e uma base mais sólida para o crescimento a longo prazo.
Franquia móvel
A franquia móvel é um modelo que permite operar uma unidade de franquia em um veículo, como um food truck ou uma loja móvel. A grande vantagem desse formato é a chance de atender em diferentes locais e alcançar um público diversificado.
Com uma loja sobre rodas, você pode participar de feiras, eventos e estar em qualquer outro local com alta concentração de clientes potenciais. Porém, a limitação de espaço e recursos pode ser uma desvantagem.
Desenvolver a loja dentro de um veículo determina a quantidade de produtos ou serviços que você pode oferecer, além de tornar a sua operação mais restrita em termos de logística e armazenamento.
Dicas para escolher a franquia ideal
Com tantas opções de franquia disponíveis, como escolher o modelo que melhor se encaixa nos seus objetivos? É o que vamos mostrar agora. Confira nossas dicas!
Avalie o seu perfil de empreendedor
Cada modelo de franquia exige responsabilidades únicas e apresenta custos diferentes, desde opções mais baratas, como microfranquias, até modelos mais caros.
Por isso, antes de fazer qualquer escolha, é importante entender qual é o seu perfil de empreendedor.
Veja algumas opções:
- controlador: tem tempo e disposição para gerenciar todos os detalhes do negócio. Ideal para uma franquia unitária, que permite cuidar de uma única unidade;
- estrategista: pode planejar e delegar tarefas. Adequado para franquias que envolvem a gestão de várias unidades ou master franquias;
- flexível: precisa de flexibilidade no trabalho. Franquias móveis ou com mais autonomia são ideais para quem busca um horário mais flexível;
- investidor: tem capital para investir e busca grandes oportunidades. Franquias com alto potencial de crescimento são recomendadas.
Veja quanto tempo você pode dedicar ao negócio e o capital que está disposto a investir. Isso ajuda a determinar qual perfil se encaixa melhor com suas capacidades.
Analise o mercado para encontrar segmentos em alta
Observe quais segmentos estão em alta e quais estão em declínio na localização que você pretende abrir uma unidade de franquia.
É importante entender sobre tendências de consumo, demandas específicas da região e a presença de concorrentes.
Se você quer algumas sugestões, confira os resultados da pesquisa “Desempenho do Franchising Brasileiro – 1º Trimestre 2024”, que mostra os maiores segmentos para franchising que estão crescendo em todo o país:
- Alimentação – Comercialização e Distribuição: crescimento de 43,9% comparado ao resultado no 1° Trimestre de 2023;
- Alimentação – Food Service: 26,6%;
- Casa e Construção: 15,8%;
- Comunicação, Informática e Eletrônicos: 11,7%;
- Educação: 10,1%;
- Entretenimento e Lazer: 19,6%;
- Hotelaria e Turismo: 11,4%;
- Limpeza e Conservação: 13,2%;
- Moda: 5,5%;
- Saúde, Beleza e Bem Estar: 14,7%;
- Serviços Automotivos: 13,8%;
- Serviços e Outros Negócios: 25,3%.
Considere a capacidade de suporte e treinamento da franquia
Quando uma marca franqueadora oferece suporte e treinamento, você ganha muito mais do que um manual do que fazer e do que não fazer.
Uma franqueadora que pensa nos novos franqueados é aquela que disponibiliza uma equipe pronta para responder a dúvidas, ajudar com a gestão do dia a dia e oferecer soluções para problemas operacionais que surgem.
Um exemplo de franquia que se destaca nesse aspecto é o Rei do Mate, que oferecem um suporte completo e contínuo aos franqueados, incluindo:
- avaliação de ponto comercial;
- negociação corporativa;
- suporte arquitetônico e definição de projeto;
- apoio pré-inauguração e treinamento contínuo para franqueados e equipe;
- plataforma exclusiva para franqueados;
- supervisão preventiva e corretiva, incluindo supervisão nutricional;
- suporte de marketing para inaugurações e desenvolvimento de novos produtos e fornecedores;
- administração do fundo de propaganda e conselho de franqueados.
O Rei do Mate oferece todo esse suporte e muito mais, mostrando a importância de uma franquia que investe no sucesso de seus franqueados.
Recorra a uma consultoria jurídica (se necessário)
Se você se sentir confortável com a escolha que tomou entre os tipos de contrato de franquia, talvez não seja necessário buscar uma consultoria jurídica.
Mas, se houver qualquer incerteza nesse processo, a ajuda de um especialista pode assegurar que você tome uma decisão mais segura.
Um consultor pode identificar cláusulas que possam ser prejudiciais e garantir que você compreenda todos os termos do contrato.
A escolha do tipo de franquia é um passo importante, mas o que pode levar seu negócio ao sucesso vai além de apenas investir em um modelo ou outro. É necessário optar por uma marca que ofereça suporte e treinamento, como o Rei do Mate. Esse respaldo faz a diferença e garante que o seu negócio aproveite as oportunidades de crescimento.
Que ser um franqueado Rei do Mate? Descubra aqui como funciona nosso processo seletivo e envie já sua proposta.