São muitos os tipos de café espalhados pelo mundo, e a verdade é que o brasileiro ama todos eles! O café faz parte da nossa rotina diária, seja para acordar de vez, dar aquele gás no trabalho ou relaxar no fim do dia.
De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), feita em parceria com o Instituto Axxus, entre 2019 e 2023, 29% dos brasileiros tomam mais de seis xícaras de café por dia, enquanto 46% preferem de três a cinco xícaras.
Isso mostra que, se tem uma coisa que não falta no dia a dia de muita gente, é um bom cafezinho! E se você faz parte desse grupo apaixonado por café, vai adorar conhecer as variações dessa bebida que tanto amamos.
Neste guia, vamos apresentar os diferentes tipos de café, desde os mais populares até os tipos de café gourmet. Quem sabe você descobre uma nova forma de apreciar ainda mais o seu café de todo dia? Vamos nessa!
Quais são os tipos de grãos de café?
A variedade de grãos disponíveis é enorme, com muitas opções além das que vamos abordar aqui. Para simplificar, vamos focar nos tipos mais comuns: Arábica, Robusta, Conilon e Liberica.
Conhecer um pouco sobre eles pode ajudar bastante na escolha do café ideal. Escolha os aromas para suas próximas xícaras de café!
Arábica (Coffea arabica)
O Arábica é o grão mais popular no mundo do café. Vem da Etiópia, na África, e é conhecido por seu sabor que pode variar de notas frutadas a florais. Esse grão é cultivado em altitudes mais altas e tem menos cafeína do que outros tipos.
A planta Arábica é mais delicada e precisa de condições específicas para crescer. Se você está procurando um café mais sofisticado, o Arábica é uma boa escolha.
Robusta (Coffea canephora)
O Robusta é conhecido por seu sabor forte e amargo. Com mais cafeína do que o Arábica, ele dá um café com mais corpo e menos acidez. O Robusta é cultivado em várias regiões tropicais, como África Central e Ocidental.
As plantas de Robusta podem crescer até seis metros de altura. No Brasil, essa variedade é conhecida como Conilon, e é muito utilizada em blends e cafés mais intensos.
Conilon (Variedade de Robusta)
Conilon é uma variedade de Robusta, com um sabor mais encorpado e menos ácido. A popularidade do Conilon no Brasil se deve à sua adaptação ao clima e solo locais. É uma boa escolha para cafés com um perfil mais forte e intenso.
Liberica (Coffea liberica)
O Liberica é um pouco mais raro e tem um perfil de sabor bem diferente. Originário da Libéria e cultivado em algumas partes da Ásia e Filipinas, o Liberica oferece notas que podem incluir frutas tropicais e especiarias.
As plantas de Liberica podem crescer até 18 metros, mas são mantidas menores em cultivos comerciais. A sua raridade e sabor único fazem dele uma opção interessante para cafés especiais.
Como é a classificação dos diferentes tipos de café que consumimos?
Existem várias metodologias para classificar o café. No Brasil, duas das mais conhecidas são a ABIC e a SCA. Vamos ver como cada uma delas funciona.
Metodologia ABIC
A ABIC, ou Associação Brasileira da Indústria de Café, é uma organização que representa as indústrias de torrefação e moagem de café no Brasil. A classificação da ABIC avalia a qualidade do café com base em uma análise sensorial, ou seja, um teste de sabor.
A classificação da ABIC divide os cafés em quatro categorias
- Gourmet: são cafés com uma pontuação global acima de 7,3 pontos. Esses cafés são considerados de alta qualidade e têm um sabor excelente;
- Superior: cafés com pontuação entre 6,0 e 7,2 pontos. São de boa qualidade, mas não tão sofisticados quanto os gourmet;
- Tradicional: cafés com pontuação entre 4,5 e 5,93 pontos. Estes são cafés de qualidade mais básica;
- Extraforte: também com pontuação entre 4,5 e 5,93 pontos, mas com um perfil de sabor mais intenso.
Além dessas categorias, a ABIC lançou um selo para cafés especiais. Para ser classificado como especial, o café deve ter alta doçura, baixo amargor, boa acidez e notas intensas de flores, frutas e baunilha.
Metodologia SCA
A SCA, ou Specialty Coffee Association, é uma organização internacional que promove a qualidade dos cafés especiais. A classificação da SCA usa um sistema de pontuação de 0 a 100 pontos.
Os cafés são analisados em dez categorias: aroma, sabor, retrogosto, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, balanço e impressão geral. Cada categoria recebe uma nota de 0 a 10, e a soma dessas notas deve ser pelo menos 80 para que o café seja considerado especial.
Resumidamente, aqui está como os cafés são classificados segundo a SCA:
- Café extraordinário: acima de 90 pontos — café de qualidade excepcional;
- Café especial: acima de 80 pontos — café com um perfil excelente;
- Café gourmet: entre 75 e 80 pontos — café de boa qualidade, mas não tão alto quanto os cafés especiais;
- Café superior/premium: entre 70 e 75 pontos — café de qualidade superior;
- Café tradicional: entre 65 e 70 pontos— café de qualidade básica;
- Café extraforte: abaixo de 65 pontos — café com qualidade inferior.
Sabia que o Rei do Mate foi um dos primeiros a trazer o Café Gourmet para o Brasil? Pois é! A nossa rede de mate e café ajudou a elevar a qualidade do café por aqui, trazendo um novo padrão para o mercado.
Se quiser saber um pouco mais sobre o pioneirismo do Rei do Mate, aproveite para conferir nosso artigo completo sobre a história do café no Brasil.
Quais os tipos de café que existem?
Se você é um amante do café ou está começando a conhecer esse mundo delicioso, aqui está um guia rápido sobre os tipos de café no Brasil. Conheça cada um e descubra qual é o seu favorito!
Café Espresso
Esse é o café clássico e também o mais concentrado de todos. O espresso é forte e é servido em pequenas doses. Se você quer um café que te dê um “empurrãozinho” rápido, o espresso é a escolha certa.
Café Americano
Se você gosta do sabor do espresso, mas acha ele muito forte, o café americano é uma boa pedida. É basicamente um espresso diluído com água quente, o que deixa o café mais suave e em uma quantidade maior.
Café Cappuccino
Adora uma combinação de café com leite e espuma? O cappuccino é perfeito para você! É feito com um espresso, leite vaporizado e uma boa camada de espuma por cima. Ideal para quem gosta de um café mais leve e cremoso.
Café Latte
Se você é fã de café com muito leite, o latte é o seu favorito. É um espresso com bastante leite vaporizado e uma pequena quantidade de espuma.
Café Macchiato
Para quem quer um espresso com um toque de leite, o macchiato é a opção. É um espresso com uma pequena quantidade de espuma de leite. Simples e direto!
Café Mocha
Se você é um amante de chocolate, o mocha é a mistura perfeita de café e chocolate. É um café latte com adição de calda de chocolate, criando uma bebida deliciosa e adoçada.
Café Flat White
Esse é parecido com o latte, mas com uma diferença: tem menos espuma e mais café. O flat white é um café mais forte e com uma textura cremosa. Ideal para quem gosta de um café com mais intensidade.
Café Ristretto
O ristretto é um espresso, mas ainda mais curto e concentrado. Se você curte um café bem forte e intenso, esse é o seu tipo. É como um espresso turbinado!
Café Cortado
O cortado é um espresso suavizado com um pouco de leite vaporizado. É uma boa opção para quem quer um café forte, mas com um toque mais delicado.
Café Affogato
Se você quer uma combinação de café e sobremesa, o affogato é a escolha perfeita. É um espresso servido com uma bola de sorvete, criando uma mistura deliciosa de quente e frio.
Quer experimentar o seu cafezinho favorito com pão de queijo? Convidamos a conhecer o programa de fidelidade do Rei do Mate para ganhar cashback a cada nova compra!
Quais são as variações de café e as opções feitas com leite vegetal?
Se você é fã de café, já deve saber que há muitas maneiras de saborear sua bebida favorita. Além dos cafés tradicionais, como o espresso e o americano, há também o café descafeinado, perfeito para quem ama o sabor do café, mas quer evitar a cafeína.
Mas a coisa fica ainda mais interessante quando falamos sobre leites vegetais, que estão se tornando populares para quem tem intolerância à lactose, alergias ao leite ou segue uma dieta vegana.
Algumas variações de café feitas com leites vegetais que você pode experimentar são:
- Café com leite de amêndoas;
- Café com leite de aveia;
- Café com leite de soja;
- Café com leite de coco;
- Café com leite de caju.
Com tantas opções, é fácil encontrar uma combinação que vai te conquistar! Agora que você conhece os tipos de café, é hora de experimentar e descobrir qual deles vai conquistar seu paladar. Saiba que tem uma unidade do Rei do Mate esperando por você?
Encontre nossas lojas e venha se deliciar com o café que você mais ama!