Blog do Rei do Mate

Sua fonte de informações sobre empreendedorismo, estilo de vida e Rei do Mate

A erva-mate é uma planta originária da América do Sul que é usada à séculos como uma bebida energética e medicinal. Não é para menos que essa é uma das ervas mais tradicionais, e cada região tem um uso e um preparo único, desde o chimarrão até o mate gelado que bebemos na praia.

A história e cultura por trás do mate é tão rica que merece ser conhecida pelos amantes da bebida. Afinal, desde seu uso pelos indígenas como erva medicinal até as delícias preparadas com o mate nos dias de hoje, ela sempre esteve presente na dieta de diversos povos.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo o texto e se delicie com as nossas dicas, informações e curiosidades!

Conheça as origens do mate

O mate é uma erva originária da região sul da América do Sul, o que inclui o Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina. Os povos indígenas, em especial os Guaranis, foram os primeiros a fazer uso dela, especialmente para fins medicinais.

Para eles, a erva era considerada um presente divino e usada em cerimônias religiosas. Eles também disseminaram o uso do mate entre outras tribos indígenas da região, o que chegou a ultrapassar essas fronteiras, chegando aos colonizadores espanhóis e portugueses.

A importância para os guaranis era tão grande que ela foi usada ativamente pelos jesuítas como uma ferramenta para catequização dos índios. Seu consumo era incentivado como um indicativo de união e facilitava a convivência nas reduções jesuíticas, onde cultivavam a terra e aprendiam a ler e a escrever.

Entenda a propagação da erva-mate no Brasil

Por essa razão, quando os colonizadores se depararam com todos esses benefícios, rapidamente ela começou a ser comercializada. A partir daí, os jesuítas passaram a usar a erva como uma substituta do café, que era bem mais caro e difícil de cultivar, e acabaram propagando o uso do mate.

Afinal, a erva-mate é rica em cafeína e outras substâncias que funcionam como poderosos estimulantes do sistema nervoso central, apresentando ainda propriedades diuréticas, antioxidantes, vasodilatadoras e hipocolesterolêmicas.

Assim, durante o século XVII, a erva-mate passou a ser considerada uma mercadoria valiosa, sendo exportada para a Europa como uma bebida exótica. O que resultou em uma exploração mais intensa da planta, especialmente na região dos rios Paraná e Paraguai, gerando conflitos com as tribos indígenas.

Já no século XIX, com a chegada dos europeus na região sul do Brasil, a produção da erva-mate teve um grande salto. Os imigrantes italianos, alemães e poloneses passaram a cultivar a planta em suas terras e criaram indústrias para processamento da erva.

Assim, a partir de 1930, com a criação das Companhias de Mate, ela passou a ser produzida em larga escala. Hoje, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de erva-mate do mundo.

Do tradicional ao moderno: conheça as variações do mate

Muito além do tradicional chimarrão consumido pelos gaúchos, hoje o mate faz parte da rotina de muita gente. Seja em casas, escritórios, parques, faculdades e até mesmo na praia, ele faz parte de uma grande variedade de receitas de bebidas para todos os gostos e estilos.

Por ser uma bebida tradicional da cultura brasileira, o mate é consumido tanto na proposta do tradicional chimarrão sulista como do tererê e do chá gelado, passando por inúmeras inovações em suas receitas!

No Rei do Mate, por exemplo, são preparadas diversas variações disponíveis no cardápio, como o mate suíço batido com leite condensado e uma fruta à sua escolha, e o ginger mate, com um toque de gengibre.

Como é possível notar, essa é uma bebida com grande tradição e importância cultural. De acordo com o relatório de mercado América do Sul Mate, o Brasil foi o maior mercado de erva-mate da região em 2019, com um grande potencial de exportação para países cuja demanda vêm aumentando de forma crescente, como os Estados Unidos.

Outra pesquisa, com dados coletados no Comex Vis e no UN Comtrade, indica que 44,43% do volume de produção e 47,86% do valor exportados no período analisado são do Brasil, sendo que o Uruguai se mostrou grande consumidor de mate, absorvendo 86,63% das exportações brasileiras entre 2000 e 2017.

Descubra a experiência única de sabores no Rei do Mate

O cardápio do Rei do Mate é recheado de receitas exclusivas para você desfrutar de uma experiência deliciosa. Fique por dentro de algumas preparações saudáveis e saborosas!

Bomba energética

A bomba energética é preparada a partir da mistura do mate com açaí. Com grande potencial energético, ela é perfeita para tomar antes da academia ou depois de uma agradável corrida na praia, já que é uma refeição leve e altamente nutritiva.

Mate Frescão

Se você quer uma bebida refrescante para uma tarde ensolarada, precisa conhecer o mate frescão. Afinal, além da refrescância do mate, ele pode ser batido com uma fruta da sua escolha, como o abacaxi, por exemplo.

Mate quente puro

Já nos dias de inverno, o mate quente com leite ou canela é a opção perfeita para aquecer o corpo enquanto bate um papo gostoso com amigos ou familiares.

Mate com leite

Esse é um dos maiores sucessos do Rei do Mate, e um dos motivos do sucesso da franquia. O mate com leite é uma opção nutritiva, saborosa e muito saudável. Experimente um copão de pão de queijo para acompanhar.

Vitamate

O vitamate é praticamente um refeição completa. Ele é uma deliciosa mistura batida de leite, mate e uma fruta à sua escolha. Nutritiva e muito saborosa. Se a fome for grande, aproveite o tost do rei para acompanhar. E você ainda pode escolher entre 6 opções de pães e 10 recheios diferentes para o seu sanduíche.

O mate tem uma grande relevância cultural e histórica. Não é à toa que essa é uma das bebidas mais tradicionais da nossa cultura. Assim, independentemente da receita ou da forma de consumo preparada com a erva-mate, sempre vai ter uma bebida com mate ideal para o seu gosto.

E você? Já conhece as delícias preparadas com a erva-mate? Venha conhecer uma das lojas do Rei do Mate e mergulhe na rica tradição dessa bebida experimentando nossas deliciosas variações.

Assine nossa newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.