Tradicionalmente, quando alguém decidia empreender, o caminho mais comum era começar uma empresa do zero. Mas os tempos mudaram. Hoje, os novos empreendedores podem decidir entre franquia ou negócio próprio.
O franchising está em alta, com faturamento batendo recordes (passou de R$ 50,854 bilhões para R$ 60,560 bilhões em 1 ano¹). As opções estão por toda parte, e com isso, mais pessoas consideram essa alternativa um caminho mais seguro para empreender.
Então, como decidir qual caminho seguir? A resposta não é tão simples, e é por isso que estamos aqui para te ajudar. Neste manual, vamos apresentar as vantagens e desvantagens de cada opção, te dando dicas práticas para que você faça a escolha certa.
Quais são as vantagens de abrir uma franquia?
Com um modelo de negócios já testado, abrir uma franquia oferece vantagens que podem facilitar (e muito) a vida de quem está começando agora a empreender.
Abaixo, entenda mais sobre por que é vantajoso ter uma franquia.
Treinamento
A maioria dos franqueadores oferece um pacote completo de suporte. No Rei do Mate, por exemplo, todos os franqueados têm acesso ao suporte da nossa equipe, começando na definição do projeto arquitetônico do ponto comercial até a supervisão corretiva/preventiva e o acompanhamento nutricional dos pedidos.
Investimento em marketing
Os grandes franqueadores de vários setores investem em campanhas de marketing em nível nacional e local. Você, como franqueado, não precisa gastar tempo ou recursos criando campanhas do zero.
Marca reconhecida
A franquia de uma marca já estabelecida no mercado tem maiores chances de ter bons resultados de vendas já no primeiro ano de operação. É uma opção que reduz os riscos para quem ainda tem medo de se arriscar muito financeiramente.
Quais são as desvantagens de ser dono de uma franquia?
As franquias têm muitas vantagens, mas não dá para ignorar os desafios. Confira as desvantagens que todo empreendedor deve considerar antes de se jogar nesse mundo:
Menor autonomia
O franqueado é obrigado a seguir diretrizes estabelecidas pelo franqueador sobre vendas, marketing e até gestão do orçamento, o que pode limitar a capacidade de adaptar o negócio às preferências pessoais do empreendedor.
Taxas recorrentes
Além do investimento inicial, franqueados costumam arcar com taxas de royalties que variam de 4% a 12% da receita bruta e taxas de marketing que podem chegar a 2%.
Dependência do desempenho da rede
A saúde de uma franquia está ligada à saúde da marca como um todo. Problemas enfrentados pelo franqueador, como crises de reputação ou falência, podem afetar diretamente todos os franqueados.
Fica claro que o modelo de franquias oferece um caminho estruturado para abrir um negócio, mas o empreendedor também deve estar ciente das limitações em termos de liberdade de decisão e dos custos associados à operação.
Quais são as vantagens de abrir um negócio próprio?
Iniciar um negócio do zero pode ser uma das opções mais recompensadoras dependendo dos seus objetivos como empreendedor.
Veja quais são as vantagens que fazem esse caminho valer a pena:
Autonomia para criar uma marca própria
A liberdade de decidir sobre todos os elementos da marca — desde o nome até a identidade visual — é um dos aspectos mais empolgantes de ter um negócio próprio
Decisões sem interferências
No modelo de franquia, os franqueadores têm regras sobre as estratégias de marketing e vendas, o que não acontece em um negócio próprio. Nesse caso, você é o chefe!
Possibilidade de inovar
Como dono do seu próprio negócio, você pode experimentar vender novos produtos, serviços e estratégias sem a necessidade de aprovação de terceiros.
Quais são as desvantagens de ter um negócio próprio?
Embora as vantagens sejam atrativas, ter um negócio próprio também traz desafios significativos. Algumas desvantagens a considerar são:
Maior risco financeiro
Um estudo realizado pelo Sebrae mostra que 29% dos negócios cadastrados como Microempreendedor Individual (MEI) fecham após 5 anos de atividade. Isso pode ser desanimador para aqueles que não têm capital de reserva ou um fluxo de caixa estável.
Falta de suporte de uma rede já estabelecida
Ao contrário de uma franquia, que oferece suporte operacional e de marketing, empreendedores que abrem um negócio próprio precisam construir tudo do zero. A falta de apoio pode ser um desafio para quem não tem experiência prévia.
Tempo necessário para construir uma marca
A construção de brand equity (o valor da marca perante o consumidor) pode levar anos de investimento em campanhas de marketing, entrega de valor real e, principalmente, consistência na experiência oferecida.
É melhor abrir uma franquia ou negócio próprio?
A escolha certa depende de uma série de fatores que se encaixam com seu perfil pessoal e profissional. Vamos dar algumas dicas práticas de como escolher entre franquia ou negócio próprio. Confira e veja como tomar essa decisão com mais clareza!
Olhe para o seu bolso
Considere quanto dinheiro você tem para investir. As franquias geralmente exigem um investimento inicial que inclui taxas de franquia, estoque e equipamentos.
Por outro lado, abrir um negócio próprio pode exigir um capital inicial menor, mas você pode enfrentar custos variáveis à medida que constrói sua empresa. Então, faça uma análise das suas finanças e decida o quanto está disposto a investir.
Considere sua tolerância ao risco
Basicamente, tolerância ao risco é a capacidade que você tem de lidar com incertezas e os desafios que vêm com empreender. É o quanto de disposição você tem para arriscar, seja seu tempo, dinheiro ou energia.
Se você tem um perfil financeiro mais conservador e prefere evitar incertezas, uma franquia pode ser a escolha ideal. Com um modelo de negócio já testado, você minimiza os riscos de falência e tem suporte ao longo do caminho.
Saiba onde realmente quer chegar
Você quer crescer e talvez abrir várias unidades ou prefere algo mais no seu ritmo, com um negócio menor e mais gerenciável? Definir um objetivo para o médio ou longo prazo ajuda na hora de escolher entre uma franquia e um negócio próprio. Então, pegue um papel e uma caneta, faça suas anotações e defina suas metas!
O perfil ideal para ser dono de uma franquia
Franquias rentáveis têm uma estrutura já testada e grande potencial de lucro, mas para se dar bem, você precisa se encaixar nesse perfil:
- Não vê problemas em seguir regras e está disposto a seguir as normas do franqueador;
- Gosta de trabalhar em equipe e valoriza a colaboração com o franqueador e outros franqueados;
- Está disposto a passar por treinamentos e atualizações;
- Tem capacidade de liderança e disposição para liderar um time de funcionários.
Se você se identifica com essas características, o mundo das franquias pode ser uma excelente escolha para sua carreira empreendedora
O perfil ideal para abrir um negócio próprio
Embora o perfil do empreendedor que deseja abrir seu próprio negócio compartilhe algumas semelhanças com o do franqueado — como habilidades de gestão e capacidade de liderança —, existe uma diferença fundamental: abrir um negócio próprio geralmente envolve um nível maior de risco e incerteza.
Confira algumas características que definem esse perfil:
- Tem disposição para investir tempo e recursos para construir uma marca;
- Valoriza a autonomia e está disposto a assumir total controle do negócio;
- Demonstra facilidade em identificar oportunidades de mercado;
- Possui mentalidade de aprendizado contínuo e autoavaliação.
As habilidades de gestão são fundamentais em ambos os caminhos, mas quem opta por criar um negócio do zero deve estar ciente dos riscos extras envolvidos.
No final, escolher entre ser dono de franquia ou negócio próprio é uma questão de saber qual opção se alinha mais com o seu jeito de ser e suas ambições. Lembre-se de que a segurança de um modelo de negócio já testado pode acelerar os seus primeiros resultados.
Seja um franqueado do Rei do Mate! Hoje somos uma das maiores redes de alimentação do Brasil, e estamos recebendo inscrições de novos franqueados. Conheça aqui os requisitos e venha fazer parte da nossa rede!
¹ https://www.abf.com.br/franquias-aceleram-e-crescem-191-no-1o-trimestre-indica-pesquisa-da-abf/