As franquias de alimentação são bastante associadas a redes de fast-food famosas por oferecer lanches calóricos. No entanto, o mercado de franquias de lanches e refeições é mais diversificado do que muitos imaginam. E, para novos empreendedores, há uma tendência crescente de ter lojas franqueadas dentro de ambientes hospitalares.
Sim, e isso já está acontecendo! As áreas de conveniência de hospitais também são pontos comerciais estratégicos para restaurantes e cafés que oferecem em seus cardápios opções de bebidas, refeições e lanches leves e nutritivos.
É sobre isso que vamos explicar em nosso guia: por que você deveria considerar entrar em uma franquia de alimentos que atue nos grandes hospitais do país. Ficou com curiosidade? Siga a leitura e aproveite nossas dicas!
Por que considerar franquias de alimentação em hospitais?
Ser franqueado no mercado de alimentação e ter a sua própria loja instalada em um hospital grande e reconhecido no país, como Einstein, Beneficência Portuguesa ou São Domingos, é uma alternativa lucrativa para novos empreendedores que estão atrás de bons retornos sobre investimento.
Temos observado um aumento no interesse por refeições saudáveis em hospitais. Não apenas os pacientes, mas também visitantes e funcionários estão mais preocupados com a qualidade e o impacto nutricional das opções disponíveis.
Porém, isso nem sempre é possível. Sabemos que as pessoas que frequentam o ambiente hospitalar geralmente têm horários irregulares e acabam buscando refeições práticas que, muitas vezes, deixam a desejar no requisito nutrição. Essa dificuldade torna as opções nutritivas de uma franquia de alimentos ainda mais atraentes.
É preciso considerar também todos os benefícios adicionais em operar uma franquia em ambiente hospitalar, como uma clientela cativa. Em muitos casos, as opções de alimentação dentro de hospitais são limitadas, o que significa que uma franquia bem posicionada pode se tornar a principal escolha dos pacientes, visitantes e funcionários.
É por essas razões que a entrada em franquias de lanches em hospitais tem se mostrado um investimento lucrativo nos últimos anos. Se você tem dúvidas sobre quanto custa uma franquia de alimentação, é importante saber que o investimento inicial pode ser entre 300 e 400 mil reais, mas os potenciais de rentabilidade são grandes.
Franquias como o Rei do Mate têm obtido sucesso nesse mercado. Em 2023, as nossas 22 lojas localizadas em hospitais representaram 7% do total de vendas da empresa, mas contribuíram com 10% do faturamento total. (dados divulgados em matéria publicada na Folha de S.Paulo).
Para os franqueados, o retorno sobre investimento também não deixa a desejar. A lucratividade média das unidades do Rei do Mate instaladas em hospitais gira em torno de 15% do faturamento, um retorno que chama a atenção de novos empreendedores.
Como abrir uma franquia de alimentação e se adaptar ao ambiente hospitalar?
Para aproveitar todas as vantagens de operar a unidade de uma franquia de sucesso em hospitais, os franqueados precisam estar preparados para uma série de adaptações que vão desde o cardápio até o cumprimento de normas legais e políticas específicas do ambiente hospitalar.
Abaixo, entenda um pouco mais sobre esse processo e o que você precisa para ter uma franquia rentável nos melhores hospitais do país.
Personalizando o menu para um ambiente hospitalar
A escolha do menu é parte indispensável. Geralmente, as opções oferecidas são leves e pensadas para atender às exigências de um ambiente hospitalar. Isso significa que alimentos de fácil digestão, com baixo teor de gordura, açúcar e sódio, e ricos em nutrientes são priorizados no cardápio.
Muitas vezes, o destaque para as informações nutricionais pode ajudar os consumidores a tomar decisões sobre sua alimentação, o que é especialmente importante em um ambiente focado na saúde como um hospital.
Considerando as particularidades do serviço em hospitais
Os franqueados devem estar cientes das restrições e regulamentações específicas dos hospitais. Isso pode incluir horários de funcionamento restritos, exigências de higiene rigorosas e restrições de acesso a determinadas áreas.
Normas legais que orientam o serviço de lanchonete e outras empresas de alimentação também devem ser levadas em consideração pelo franqueado.
Por exemplo, a Resolução-RDC nº 216/04 da ANVISA estabelece “Boas Práticas para Serviços de Alimentação” para padarias, cantinas, lanchonetes, bufês, confeitarias, restaurantes, comissarias, cozinhas industriais e cozinhas institucionais.
O cumprimento dessas normas é o que garante a segurança alimentar e a saúde dos consumidores, além de evitar possíveis sanções legais.
Por que investir em uma franquia bem estabelecida?
Imagine abrir um negócio de lanches para receber o público de um grande hospital da sua cidade. Agora, pense em fazer isso sob o guarda-chuva de uma marca já consolidada. O que isso significa? Em primeiro lugar, os pacientes, visitantes e funcionários do hospital não terão tantos problemas em frequentar sua loja se ela representa uma empresa famosa.
Como franqueado, você não precisará gastar tempo construindo credibilidade e confiança do zero com o público. O reconhecimento do franqueador já traz consigo toda a credibilidade de que você precisa para atrair e fidelizar clientes.
Sendo parte de uma franquia consolidada, você também conta com suporte contínuo para administrar seu negócio. Isso inclui orientações na seleção do local, contratação de mão de obra, assistência na infraestrutura e treinamento da equipe.
Histórias de sucesso: Rei do Mate em hospitais
Com 300 lojas em 17 estados e mais de 80 cidades, o Rei do Mate continua a ser uma das melhores franquias de lanches e alimentação no geral, com casas de mate e cafeterias espalhadas pelo Brasil.
A expansão para hospitais demonstra a adaptabilidade da nossa marca e o compromisso em atender às necessidades dos clientes, independentemente de onde eles estejam.
Uma dessas histórias de sucesso é a loja de um franqueado do Rei do Mate no Hospital Israelita Albert Einstein, Morumbi (SP), que se tornou uma escolha confiável para aqueles que buscam uma pausa durante sua estadia em um dos hospitais mais importantes do país.
No Rio de Janeiro, temos orgulho de ter franqueados em vários hospitais do estado, como o Hospital das Américas e o Medical Center Tijuca.
Mais recentemente, em 2024, anunciamos a inauguração de uma unidade do Rei do Mate no Hospital Samur, em Vitória da Conquista (BA), para atender à demanda por uma opção de alimentação saudável e conveniente nesse renomado hospital da Bahia.
Também celebramos a inauguração da nossa segunda unidade Rei do Mate dentro do Hospital São Domingos, em São Luís (MA), fortalecendo a presença dos nossos franqueados nos ambientes hospitalares em vários estados.
Agora que você já sabe por que vale a pena abrir uma franquia de alimentação em hospitais, lembre-se: o sucesso requer mais do que apenas o investimento inicial. Nesse tipo de empreendimento, será preciso ter muita disposição para trabalhar duro e se adaptar às particularidades do ambiente hospitalar.
Que fazer parte do nosso time? Para ser um franqueado do Rei do Mate, o primeiro passo começa aqui: preencha nossa ficha de cadastro!