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Entre as milhares de tendências de marketing nas redes sociais, um fenômeno em particular vem ganhando destaque: os espaços instagramáveis.

Os locais projetados para serem atraentes e compartilháveis nas redes sociais oferecem cenários que incentivam os clientes a tirarem fotos e compartilharem suas experiências na internet. Mas por que isso é importante para os negócios? 

Bem, as redes sociais nunca tiveram tanta importância na opinião dos clientes. Segundo dados da Opinion Box no “Guia do Marketing nas Redes Sociais”, 72% dos usuários brasileiros têm o hábito de seguir empresas.¹

A pesquisa ainda revela que 64% dos entrevistados acreditam que empresas presentes nas redes sociais parecem mais interessantes.

Isso significa que um espaço instagramável pode aumentar a visibilidade da marca nas redes sociais e atrair mais clientes para suas lojas. Para entender mais sobre esse fenômeno, continue a leitura e tire suas dúvidas!

A ascensão dos espaços instagramáveis no empreendedorismo

O design sempre teve o poder de influenciar a experiência do cliente. No entanto, a atmosfera fornecida aos consumidores nos estabelecimentos físicos ganhou uma nova dimensão com o poder das redes sociais. 

Entenda mais sobre como esse novo cenário nos trouxe aos espaços instagramátveis e o impacto disso nas estratégias de marketing.

O que são espaços instagramáveis?

Os espaços “instagramáveis” são estabelecimentos projetados e decorados para serem cenários fotogênicos. A ideia é que eles incentivem os visitantes a tirar fotos e compartilhá-las nas redes sociais, especialmente no Instagram.

Esses espaços podem variar desde cafés, restaurantes, murais de arte de rua, instalações de arte, jardins botânicos, museus e até hoteis e lojas de varejo.

O impacto dos espaços instagramáveis no marketing

Já parou para pensar em quantas vezes você mesmo, ou alguém que você conhece, postou uma foto de dentro de um estabelecimento, marcando a empresa? Esse tipo de repercussão é tão comum que já se transformou em uma estratégia de marketing.

Um estudo conduzido por pesquisadores da King’s Business School, da Universidade de San Diego, da Swinburne University of Technology e da Universidade do Arizona investigou o impacto dos espaços instagramáveis na publicidade indireta.

Depois de analisarem mais de 43 mil postagens no Instagram, os acadêmicos descobriram que ambientes com design único podem trazer excelentes resultados para o marketing dos ambientes. Algumas das conclusões foram:

  • ambientes que utilizam adereços, cores e brilho mais interativos foram associados a maior publicidade indireta;
  • quanto mais cores estiverem presentes em um espaço, maior será a probabilidade de o espaço inspirar posts sobre ele;
  • espaços que adotam estilos ousados em seu design têm mais chances de cativar a atenção dos consumidores e gerar engajamento nas redes sociais.

Com um design único e atrativo em suas lojas, as marcas estimulam o compartilhamento de experiências positivas pelos próprios consumidores, e isso dá mais chances de gerar marketing orgânico boca a boca nas redes.

Como fazer um espaço instagramável?

Você já percebeu como os espaços instagramáveis têm se tornado uma parte cada vez mais importante do empreendedorismo moderno. Agora é a hora de aprender a como colocar esse conceito em prática e transformar suas ideias em realidade.

Elementos-chave de um espaço instagramável

Confira abaixo alguns dos principais elementos que não podem faltar:

  • decoração: murais de arte urbana, instalações interativas, painéis temáticos e obras de arte originais podem despertar o interesse dos visitantes;
  • cores: cores vivas como rosa, azul, amarelo e verde podem ser aplicadas nas paredes para criar um ambiente estimulante;
  • adereços: espelhos decorativos, molduras gigantes, letreiros luminosos, esculturas interativas, balões decorativos e acessórios temáticos são opções que estimulam a criatividade e geram fotos divertidas;
  • iluminação: use luzes suaves, lâmpadas de filamento, luminárias pendentes, cordões de luzes e velas para criar um ambiente acolhedor.

Lembre-se de que não há uma fórmula única para o sucesso. Cada espaço deve refletir a identidade e a personalidade da marca.

A importância dos pontos focais

Alguns espaços têm aquele lugar especial que todo mundo parece querer fotografar. Pois é, esses são os pontos focais.

Um cantinho com uma parede instagramável de neon, um jardim vertical, um balanço decorativo, uma cabine fotográfica ou até mesmo uma área com um fundo decorado são exemplos perfeitos de espaços que podem atrair a atenção dos visitantes.

Envolvendo os clientes na experiência da marca

Muitas vezes, a chave para criar um espaço que realmente incentiva os clientes a postar nas redes sociais está na interação.

Muitos estabelecimentos criam ambiente instagramável com adereços temáticos para vestir em poses engraçadas ou deixam que os visitantes escrevam mensagens ou desenhos em um mural de recado.

Mantendo a autenticidade da marca

Sempre que falamos de espaços instagramáveis, especialmente em franquias, é importante lembrar que cada elemento do ambiente fala muito sobre a marca do franqueador.

Isso significa que, muitas vezes, os elementos do ambiente instagramável seguem padrões estabelecidos em todas as unidades. O objetivo é criar uma experiência consistente para os clientes, não importa em qual unidade eles estejam.

O caso de sucesso do Rei do Mate

Com mais de 300 lojas distribuídas por 19 Estados do Brasil, o Rei do Mate é uma referência em matéria de Casa de Mate e uma das mais prestigiadas cafeterias em formato de franchising do país.

Nossas unidades franqueadas são projetadas sob o conceito de espaços instagramáveis e se tornaram um destino obrigatório para quem busca uma experiência que une gastronomia e conforto. Saiba mais logo abaixo!

Integrando a identidade da marca no design

Fundada há mais de 40 anos, o Rei do Mate tem evoluído para atender às demandas do público. Desde a abertura da primeira loja em 1992, a nossa rede tem sido pioneira em proporcionar momentos memoráveis aos clientes.

Em 2008, o Rei do Mate deu um passo adiante ao repaginar as lojas, adotando novas tendências e os hábitos dos apreciadores da alimentação saudável. 

O estilo único das lojas Rei do Mate incorpora materiais que garantem leveza e harmonia ao ambiente. O nosso objetivo é criar uma atmosfera que convida os clientes a relaxarem e aproveitarem o momento. 

Mas é claro que não é apenas a estética que chama a atenção. Nosso cardápio oferece mais de 100 combinações de mate, cafés, sanduíches, pão de queijo e açaí. E todos os clientes do Rei do Mate também podem se beneficiar do nosso programa de fidelidade, que garante cashback a cada nova compra.

Tudo isso torna cada visita às lojas Rei do Mate uma experiência completa, que une beleza, conforto, gastronomia e vantagens reais.

Estimulando o compartilhamento orgânico nas redes sociais

Se tem uma coisa que o Rei do Mate entende é o poder das experiências compartilhadas. Sabemos que nada fala mais alto do que o conteúdo gerado pelos próprios clientes, afinal, quem melhor para mostrar a vibe única das nossas lojas do que quem realmente vive ela?

É por isso que nosso perfil oficial do Instagram faz questão de valorizar cada story dos clientes que marcam presença nas nossas unidades franqueadas espalhadas pelo país. 

Dá uma passadinha lá e você vai ver que o destaque “Você&ReidoMate” é todo dedicado a repostar os stories com vídeos e fotos da galera curtindo os bons momentos no Rei do Mate. Veja um exemplo abaixo:

Os espaços instagramáveis do Rei do Mate foram feitos para serem compartilhados! Sabemos do poder desse conceito e apoiamos todos os nossos franqueados a criarem espaços atrativos, mantendo sempre o melhor do nosso padrão de qualidade.

E você pode fazer parte disso tudo! Entre em contato e descubra como abrir a sua franquia do Rei do Mate.

¹ https://materiais.opinionbox.com/ty-guia-marketing-redes-sociais

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