O pão de queijo é uma delícia apreciada por muitos. Mas nem todos sabem que existe o Dia do Pão de Queijo. Existe sim! Ele é comemorado no dia 17 de agosto.
Desde 2007, essa data foi estabelecida para lembrar essa iguaria tão popular. 17 de agosto de 2007 foi a data da última etapa de um concurso de culinária para eleger a melhor receita do Brasil.
Vamos aproveitar e falar mais sobre essa delícia tão conhecida em nosso país, mas que também existe em outros lugares com nomes diferentes. Veja algumas curiosidades sobre ele e conheça um pouco de sua história!
5 curiosidades sobre o pão de queijo
Quando conhecemos detalhes sobre determinado assunto, ele se torna mais interessante. É como conhecermos os bastidores de um filme. Para despertar ainda mais seu interesse pela delícia, confira 5 curiosidades sobre ele.
1. A história do pão de queijo
Provavelmente, ele surgiu em Minas Gerais, durante o século XVIII, no tempo dos escravos. Os dois ingredientes principais são o polvilho e o queijo.
Segundo contam alguns, era comum, nas casas-grandes, comer pão com café. Porém, a farinha de má qualidade fez com que as cozinheiras usassem polvilho em lugar dela.
Foi assim que apareceram os primeiros pães de queijo. Eles eram assados no fogão a lenha e levavam ingredientes que as próprias fazendas produziam: leite, ovos, gordura (de manteiga ou de banha de porco) e queijo ralado.
Outra versão relata que o polvilho, um derivado da mandioca dos índios, era a solução usada pelos brasileiros antes que a produção de trigo crescesse no país, o que aconteceu apenas no século XX.
Enfim, podemos dizer que o pão de queijo é uma combinação da culinária indígena (representada, nesse caso, pela mandioca e seu subproduto, o polvilho) com a cultura portuguesa (representada pela criação de gado e pela produção de leite e de queijo). Além disso, contém a marca da cultura mineira.
2. As outras versões do pão de queijo
Embora seja uma iguaria tipicamente brasileira, ele tem suas versões fora do país. Na Colômbia, por exemplo, existe uma versão mais achatada e mais dura que recebe o nome de “pan de bono”.
Na Argentina e no Paraguai, o pão de queijo tem o formato da letra U e recebe o nome de “chipa”. Essa iguaria também existe no Brasil em algumas localidades, mas nem todos sabem que é uma versão estrangeira do pão de queijo.
Além de existir nesses países, o pãozinho de queijo também é encontrado no Equador, onde é conhecido como “pan de yuca”.
O nosso pãozinho de queijo já chegou também aos Estados Unidos, Canadá e à Europa (Inglaterra). Logo, outros países europeus também estarão se deliciando com essa iguaria.
3. A receita mineira do pão de queijo
Trata-se de um prato tradicional e muito amado da culinária mineira. Sua receita original envolve ingredientes cuidadosamente selecionados como o polvilho azedo e doce, o queijo de Minas artesanal e um toque de sal, resultando em um sabor único e inconfundível.
Sabemos, entretanto, que fazer pão de queijo em casa pode ser um processo trabalhoso e demorado. É por isso que oferecemos uma alternativa prática e saborosa. Nas lojas do Rei do Mate, você encontra nossos pães de queijo já prontos para consumo ou em pacotes congelados, ideais para aquele lanche rápido ou para surpreender as visitas.
Nossos pães de queijo são preparados com todo o cuidado, o que garante um sabor autêntico e irresistível. Além disso, temos uma variedade de opções disponíveis!
4. Variações do pão de queijo
No Brasil, já existem variações da receita tradicional da iguaria. Há combinações muito saborosas. Há pessoas que gostam, por exemplo, de novos recheios, combinando legumes e carnes com o queijo para fazer sanduíches.
Outra variação é o hambúrguer no pão de queijo, o que faz a combinação entre a cozinha nacional e a cozinha norte-americana. Enfim, é possível usar a criatividade para dar vida a muitos outros tipos de pães de queijo, como já acontece, por exemplo, com a tapioca (outra iguaria bastante popular).
5. O pão de queijo pode ser um alimento saudável
O pãozinho de queijo pode dar o que falar quando se trata de dieta saudável. Embora essa iguaria possa ser frita, a receita autêntica é de pão de queijo assado em fogão de lenha.
Recomenda-se uma ingestão diária máxima de 100 gramas de pão de queijo. Dessa forma, com consumo sem excessos, é um alimento que marca presença na dieta do brasileiro. Ele contém lipídios, sais minerais, vitaminas, proteínas, carboidratos. E não contém glúten, já que é feito de polvilho. Para quem faz uma dieta mais restrita, há a opção de pãezinhos de queijo integrais.
Os pães de queijo e o Rei do Mate
Aqui no Rei do Mate, nós temos um carinho especial pelo nosso pão de queijo. Desde a nossa fundação na década de 1970, temos o prazer de oferecer aos nossos clientes uma variedade incrível de opções dessa delícia. Temos o prazer de oferecer deliciosos recheios como queijo maçaricado e goiabada cremosa com requeijão Catupiry.
Nossas opções não param por aí! Em nossas lojas, temos pão de queijo grande, o multigrãos e o gratinado e crocante.
E que tal um waffle de pão de queijo? Servimos com ou sem cobertura, e temos sete opções deliciosas para você escolher:
- requeijão Catupiry;
- manteiga Aviação;
- queijo cheddar;
- Nutella;
- creme crocante de Ovomaltine;
- leite condensado;
- doce de leite Aviação.
Nossos pãezinhos de queijo são irresistíveis e temos orgulho de dizer que inovamos a antiga receita, deixando-a ainda mais saborosa e procurada. Somos uma das maiores redes de alimentação e, além do nosso amado pão de queijo, oferecemos outras opções deliciosas em nosso cardápio.
Em 2023, tivemos a honra de receber o prêmio de Franqueador do Ano, conferido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Isso é um reflexo do nosso compromisso em oferecer o melhor para nossos clientes.
Programa de Fidelidade Meu Rei do Mate
E para tornar sua experiência conosco ainda melhor, criamos o programa de fidelidade Meu Rei do Mate.
Com ele, cada vez que você saboreia nosso delicioso pão de queijo ou qualquer outro item do nosso cardápio, você acumula pontos que podem ser trocados por produtos. Além disso, você também ganha cashback em todas as suas compras, que pode ser usado para descontos em futuras compras. É uma maneira de agradecer por escolher o Rei do Mate!
Então, depois de ver tantas curiosidades sobre essa iguaria brasileira, que tal comemorar o Dia do Pão de Queijo conosco? Venha para o Rei do Mate, saboreie nosso delicioso pão de queijo e aproveite os benefícios do nosso programa de fidelidade.
Faça uma visita a uma de nossas unidades e experimente nosso pão de queijo e outras delícias de nosso cardápio!